Este mês são 2 experiências. Ontem foi a vez dos espargos, caros como tudo mas tinha muita curiosidade em saber se gostava. Passaram com nota máxima, eu e ele adorámos, pena que uma dúzia tenha custado 2.5e, um roubo! E esta receita teve nota máxima da parte do meu maior crítico, ele!
Para 2 pessoas:
Peguei em 4 batatas médias e com a ajuda de um descaroçador de maçã cortei vários cilindros. Retirei a parte fibrosa dos espargos, do pé, deitei fora e parti os restantes espargos a meio. Juntei num tacho, para cozer 20 minutos as batatas com os espargos temperados com sal. No fim do tempo escorri a água e reservei.
Numa frigideira coloquei 4 dentes de alho médios picados, 1 colher de chá pimenta branca; 1 colher de sopa de colorau e 5 colheres de sopa de azeite. Deitei as batatas e os espargos e envolvi com os condimentos e alho. Levei ao lume cerca de 30 minutos até as batatas estarem estaladiças, fui mexendo. Quando faltava 10 minutos para o fim, deitei dois ovos sobre os vegetais e deixei escalfar. No fim, polvilhei com coentros picados grosseiramente!
Acompanhei com bacalhau assado no forno com cominhos, sal, azeite e pimenta preta. Poderia, no entanto, ser comido sem o bacalhau, somente teria de se aumentar a dose de batatas.
Coma de imediato!